Gravidez na adolescência: O que você quer para a sua vida?

Atualizado: 5 de Mai de 2019

Na atualidade é grande a taxa de natalidade entre os adolescentes tem preocupado muitas pessoas. Boa parte da população jovem de 14 a 19 anos tem entre 1 a 2 filhos.




Hoje temos mais informações, nos postos de saúde distribuem pílulas e preservativos para a prevenção das doenças transmitidas sexualmente, como a DST e para as jovens não engravidaram. Mas nem todos tem acesso a essas informações. As pessoas deveriam se cuidar mais e pensar nas consequências de seus atos, pois, já parou para pensar que se você engravidar você vai ser responsável por uma vida? Um ser que vai crescer dentro de você, e quando nascer vai depender de você para tudo?

Alguns adolescentes não tem a responsabilidade para cuidar de um animal de estimação, imagina de uma vida?

Nós adolescentes ainda estamos descobrindo o mundo cheio de oportunidades, de seguir seus sonhos, de conquistarem aquilo que mais deseja. Agora imagina ter que desistir de tudo isso por causa da falta de informação ou por falta de responsabilidade? Você está preparada? Para acordar todos os dias e pensar o que será de você e dessas crianças? Que futuro você pode dar para esse ser que depende de você?

É necessária a informação independente da classe social e seu nível de escolaridade. Vivemos em um mundo onde temos acesso à tecnologia podemos adquirir informações.

Informação gera o conhecimento que é à base de tudo. Uma importante ferramenta que devemos ter é a troca de experiências. Através desta troca de vivencia você conhece alguém que vivenciou essa experiência de ser mãe com tão pouca idade. Podendo te dizer e explicar o que ela vivenciou dependente de você querer ou não. O apoio e o diálogo com os pais ou responsáveis é importante.

Ser pai ou responsável por uma criança é muito importante, pois com eles aprendemos desde falar à dar os primeiros passos.

Então seja responsável cuide de você e do seu bem estar e caso engravidar cuide dessa criança com muito amor e carinho por que ela é fruto de suas escolhas e ela não tem culpa dos seus problemas.


#gravidez #adolescente #vida

0 visualização