Hipocondríaco

A hipocondria vem associada também com o transtorno obsessivo-compulsivo à ansiedade.



O hipocondríaco é aquele que sofre de hipocondria.
A hipocondria é conhecida como nosomifalia que é o estado psicológico que a pessoa acredita que sofre de uma doença grave. Vem associado ao medo da morte e uma obsessão por sintomas que não existem ou defeitos irrelevantes, preocupações e a auto-observação do corpo. Às vezes a pessoa não acredita nos diagnósticos médicos e chegam a procurar mais de uma opinião médica.
A hipocondria vem associada também com o transtorno obsessivo-compulsivo à ansiedade.
O hipocondríaco em alguns casos se sente bem melhor tomando uma série de remédios para se dopar, pois, assim acha estar livre de supostas doenças.

A hipocondria pode ser considerada uma desordem psicossomática tendo sintomas físicos.
Para o tratamento os estudos científicos estão sendo indicados: a terapia cognitiva-comportamental (TCC) e também inibidores seletivos de recaptação da serotonina [parosextina e fluoxetina] são exemplos de tratamento eficazes demonstrando em testes clínicos.
Glossário
Terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.

Fonte: https://www.psicologosberrini.com.br/terapia-cognitivo-comportamental/

Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classede fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. Exemplo: parosextina e fluoxetina.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Inibidor_seletivo_de_recapta%C3%A7%C3%A3o_de_serotonina
5 visualizações