Tabagismo

Tabagismo é a dependência de tabaco substância presente no charuto narguilé e cigarro. Substância causadora de no mínimo 12 tipos de câncer e mais 50 doenças.


Uma pessoa é considerada dependente quando fumam regularmente que não consegue ficar sem consumir o cigarro.

Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo fumam. No Brasil esse número é de 24,8 milhões de fumantes com mais de 16 anos.

Existem tipos de fumantes:

Fumantes passivos: são aqueles que convivem com pessoas que fumam em lugares fechados, em geral dentro de casa e estão prejudicando sua saúde.

Fumantes ativos: são pessoas que fumam em qualquer frequência. Os fumantes ativos são divididos em algumas categorias:

Fumantes ocasionais: são aqueles que fumam em um encontro com os amigos ou em festas. Assim os riscos de adquirir doenças ainda existe. Por mais que sejam ocasionais podem causar à dependência. Fumantes habituais: são aqueles que fumam como parte de sua rotina. Sempre precisam fumar enquanto tomam um cafezinho ou depois do almoço. Fumantes em stress: fumante em stress utiliza o cigarro para fugir dos problemas. Fumantes aditivos: são aquelas pessoas que necessitam dessas substâncias, pois, já são viciados e estão sujeitos a crises de abstinência.

Componentes do cigarro Basicamente o cigarro é composto por três substâncias: tabaco papel e filtros. A maioria das substâncias que estão no rótulo nas embalagens de cigarro não são colocados mais são adquiridas no cigarro a partir da combustão. Sintomas: Há casos em que é comum que pessoas próximas ao fumante percebam antes mesmo do próprio usuário. Exemplos: Uma grande necessidade de consumo da substância. Não conseguir parar de ingerir á substância por conta própria. Continuar ingerindo mesmo após o diagnóstico médico. Interromper atividades sociais, independente da importância para fumar.

Sintomas de abstinência da nicotina Exemplos de sintomas mais comuns: Frustração, Insônia ou dormir mais que o habitual, Fadiga, Irritabilidade, Ataques de raiva sem motivo aparente, Impaciência, Ansiedade e etc...

Doenças que podem ser causadas pelo tabagismo:

Respiratórias, Cardiovasculares, Hipertensão, Aneurismas celebrais, Derrames cerebrais, Úlceras, Trombose, Osteoporose, Envelhecimento precoce, Impotência sexual.


Tipos diferentes de câncer que podem ser causado pelo cigarro:

Pulmão, boca, bexiga, faringe, laringe, pâncreas, estomago, rim, fígado, útero e alguns tipos de leucemia. Tratamento O tabagismo tem cura, com a ajuda de um profissional da área de saúde e a interrupção do uso do cigarro o tratamento é eficaz.


Fonte:

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-tabagismo-tratamento-e-doencas-causadas-pelo-tabagismo/


SUS oferece tratamento especializado para Tabagismo.

Procure um posto de Saúde mais próximo.


Benefícios para seu organismos quando parar de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.


Fonte: www.inca.gov.br


#tabagismo #cigarro #cura #saúde

1 visualização